Busca
    >Trabalhos

>Matérias   

Livros   Home Page  •  Ausculta  •  Piadas  •  Enviar Trabalhos  •  Fale Conosco  •  Mapa  •  Quem Somos

 
Características de Cada Espécie de Plasmódio

última atualização: 20/09/00 

  

 

2.2.Características específicas de cada espécie de plasmódio

2.2.1.Plasmodium vivax

Possui um ciclo de 48 horas e é o agente causal da febre terçã benigna, com acessos febris a cada 3 dias.

Os esporozoítas do P. vivax são organismos fusiformes, alongados e delgados, com extremidades afiladas. Medem cerca de 15 micra de comprimento por 1 mícron. O núcleo é central e apresenta cromatina dividida em 2 grânulos.

Formas pré-eritrocíticas: os esquizontes medem 40 micrômetros no sétimo dia e apresentam citoplasma basófilo e muitos núcleos. Possuem contornos regulares e contêm vacúolos. A partir deles serão gerados cerca de 10 a 12 mil merozoítas. Os hipnozoítas ficam quiescentes depois deste período.

As rosáceas são grandes e atingem aproximadamente 4/5 do volume das hemácias, com 8 a 10 micrômetros de diâmetro. São visíveis 16 núcleos pequenos, fortemente corados, correspondendo a outros tantos merozoítas.

No intervalo de tempo entre 6 e 12 minutos ocorre a formação de 8 microgametas em temperaturas de 24o C ou 25o C. Estes microgametas medem de 20 a 25 micrômetros, são maiores e mais ativos do que os das outras espécies e o processo de sua formação é inibido abaixo de 10o C.

O oocisto formado depois do encontro do macro e do microgameta mede mais de 50 micrômetros e contém de 1.000 a 10.000 esporozoítas.

Observa-se uma intensa movimentação do parasita entre 24 e 36 horas, fato que justifica o nome Plasmodium vivax.

Possui ciclo irregular de 36 a 48 horas. Causa a febre terçã maligna ou malária tropical.

O ritmo da esquizogonia é mais irregular do que nas outras espécies e o Plasmodium falciparum difere destas por raramente (exceto nos casos graves) apresentar esquizontes ou rosáceas no sangue periférico, que por sua vez apresenta todas as demais formas do ciclo esquizogônico. Em geral, essas formas se acumulam nos capilares e vênulas das vísceras onde se passa a esquizogonia.

Esporozoítas : são semelhantes aos do Plasmodium vivax, sendo entretanto, mais delgados e mais pontudos nas suas extremidades e apresentando sua porção média mais dilatada. Medem cerca de 10 a 12 micrômetros de comprimento.

Em suas formas pré-eritrocíticas o desenvolvimento é muito rápido e ativo, resultando na formação de lobos e protuberâncias na superfície do esquizonte. Não há formação de vacúolos. Já no sexto dia o parasita torna-se maduro, medindo aproximadamente 60 micra e contendo cerca de 40 mil merozoítas.

As formas em crescente do microgametócito, ao chegarem ao estômago do inseto, arredondam-se e começam a exflagelação em 20 minutos se a temperatura for de 21o. Se a temperatura for de 33o, o processo se dá em 10 minutos e se esta for de 16o, tarda mais de 100 minutos. O macrogametócito também se arredonda no estômago do mosquito.

Após o encontro do micro e do macrogametócito há a formação do zigoto, e depois, do oocisto. Esse alcança 55 micrômetros 10 dias mais tarde, à 25o.

 

Anopheles spFigura 6: Anopheles sp

P. vivax - trofozoíta em crescimentoFigura 7: P. vivax (trofozoíta

em crescimento)

 

P.vivax - Esquizonte maduroFigura 8: P.vivax

Esquizonte maduro

P. vivax - macromegatócitoFigura 9: P. vivax

macromegatócito

 

       continuação

anterior

  índice Malária


Home Page  -  Livros  -  Matérias  -  Trabalhos Científicos  -  Ausculta Cardio-Pulmonar  -  Enviar Trabalhos  - Links
Agenda Médica
  -  Mapa do Site  -  Quem Somos  -  Fale Conosco  -  Enquetes - Testes Interativos - E-mail

EstudMed.com® 2001-2011 Todos os direitos reservados.