Busca
    >Trabalhos

>Matérias   

Livros   Home Page  •  Ausculta  •  Piadas  •  Enviar Trabalhos  •  Fale Conosco  •  Mapa  •  Quem Somos

 
Anticoncepcionais na Adolescência - Resumo e Introdução

  

 
“A verdadeira questão é a sobrevivência das crianças e não sua geração, ou seja, pratica-se a anticoncepção, não para que as crianças não nasçam, mas para que as crianças que nascerem possam viver, uma vez nascidas.”
Michel Foucalt

RESUMO

A alta incidência de gravidez indesejada na adolescência aliada ao grande número de adolescentes infectados por DSTs despertaram o interesse para a execução deste trabalho. O objetivo do mesmo é realizar uma pesquisa bibliográfica e a obtenção de dados pela aplicação de um questionário que nos permita verificar o nível de conhecimento sobre métodos anticoncepcionais e a utilização dos mesmos por adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas (Nilo Peçanha, XV de Novembro e João Pessoa) e particulares (Colégio P.A. , Colégio Pró-Uni e Escola Santo Antônio) da cidade de Campos dos Goytacazes.

ABSTRACT

The high incidence of undesirable pregnancy in adolescence joined with a high number of adolescents infected by sexual transmissible diseases stimulated the interest for the execution of this research. The aim of this paper is to accomplish a bibliographic study and obtain data for a questionnaire that allows us to check the knowledge level of contraceptive methods and the use of them by the teenagers attending High School at public (Nilo Peçanha, XV de Novembro and João Pessoa) and private (Colégio P.A. , Colégio Pró-Uni and Escola Santo Antônio) schools in Campos dos Goytacazes.

1-INTRODUÇÃO

Altos índices de gravidez indesejada na adolescência, juntamente com o crescimento acelerado de doenças sexualmente transmissíveis incluindo a AIDS, despertaram a atenção sobre o tema. Este trabalho tem como objetivo o estudo sobre o grau de conhecimento e utilização dos métodos anticoncepcionais em jovens escolares do 2º grau de escolas públicas e privadas.

Acredita-se que o nível de conhecimento sobre métodos anticoncepcionais em alunos de escolas particulares seja maior devido a suposta melhor condição financeira que possibilita o acesso a diferentes meios de informação, sejam estes pela internet, livros, vídeos, por palestras fornecidas pela escola (até mesmo uma disciplina própria para o esclarecimento do assunto) e maior acesso ao atendimento médico. Em contrapartida, acredita-se que alunos de escolas públicas encontrem maior dificuldade para obter informações sobre contraceptivos e o correto modo de utilizá-los, devido às escassas verbas disponíveis por estas escolas para vigorar algum projeto sobre o assunto, a diminuta existência de grupos que se proponham a ministrar palestras informativas a esses alunos e, por fim, a conseqüente dependência destes, de informações provenientes de meios informativos accessíveis à grande maioria da população, entre estes podemos citar a televisão, rádio, panfletos, que alertam sobre o assunto mas, na realidade pouco informam.

 

continuação

  índice Anticoncepcionais na Adolescência


Home Page  -  Livros  -  Matérias  -  Trabalhos Científicos  -  Ausculta Cardio-Pulmonar  -  Enviar Trabalhos  - Links
Agenda Médica
  -  Mapa do Site  -  Quem Somos  -  Fale Conosco  -  Enquetes - Testes Interativos - E-mail

EstudMed.com® 2001-2011 Todos os direitos reservados.