Busca
    >Trabalhos

>Matérias   

Livros   Home Page  •  Ausculta  •  Piadas  •  Enviar Trabalhos  •  Fale Conosco  •  Mapa  •  Quem Somos

 
Varizes de Membros Inferiores

última atualização: 22/06/01 

  

 

definição

É a dilatação e tortuosidade permanente das veias superficiais dos membros inferiores, com alterações de suas paredes e valvas. Ocorre em cerca de 15 a 20% da população, principalmente no sexo feminino. Tem importância social, pois é uma das mais freqüentes causas de afastamento do trabalho.


características

Clinicamente as varizes de membros inferiores podem ser assintomáticas, constituindo-se somente em um problema estético, ou apresentar quadro de sensação de dor em peso de cansaço no nível da panturrilha, cãibras noturnas, edema geralmente vespertino em pé, tornozelo e perna distal. Estes sintomas pioram nitidamente com a posição ortostática. Há uma acentuada piora da estase venosa com a insuficiência de veias perfurantes comunicantes, primária ou secundariamente à TVP. Nestes casos além da sintomatologia anterior, somam-se as alterações progressivas na pele que predominam em terço distal e face medial da perna, com piora do edema, hiperpigmentação, dermatofibrose, celulite endurada e formação da úlcera varicosa de repetição. Nesta fase dizemos que a perna se apresenta em forma de "garrafa invertida" podendo estar presente a anquilose de tornozelo, devido aos processos inflamatórios e úlceras venosas de repetição.


tratamento

O tratamento conservador consiste de medidas que evitem o sedentarismo, posição ortostática estática por tempo prolongado, repouso com as pernas elevadas, higiene dos pés e a utilização de meias elásticas de média compressão, no mínimo até a altura do joelho. Dessa maneira estaremos impedindo a progressão do quadro de varizes bem como, de suas complicações, com alívio acentuado da sintomatologia e regressão parcial das lesões inflamatórias da pele. Os medicamentos ditos flebotônicos (Venocour, Venalot, Capilarema, Daflon e outros) agem de modo sintomático quanto ao peso e cansaço, não tendo qualquer função na parede do vaso dilatado, preventivo ou curativo.

O tratamento esclerosante é indicado para as teleangiectasias, varizes de pequeno calibre (varizes reticulares) e em casos selecionados em colaterais da veia safena. É contra-indicado para tratamento da veia safena e nas veias que guardam relação com veias perfurantes insuficientes. O esclerosante mais utilizado na maioria dos casos é a glicose hipertônica a 75%. O oleato de monoetanolamina (Ethamolin) é utilizado diluído com a glicose 75% ou 50%, nos casos de falha da glicose hipertônica ou em varizes de maior calibre.

O tratamento cirúrgico com a safenectomia, ligadura das veias perfurantes e ressecção das veias varicosas com incisões escalonadas é indicado quando esses sistemas estão insuficientes. Nos casos em que as lesões de pele são importantes, devemos realizar a ligadura subfacial das perfurantes por via posterior, com incisão sobre o tendão aquiliano. O repouso desde o primeiro dia de pós-operatório é relativo, como prevenção da TVP. Após a operação, o membro é mantido enfaixado por cerca de 3 dias. Os pontos são retirados em torno do sétimo dia de pós-operatório. A meia elástica após esse período é confortável para o paciente deambular com maior facilidade, não sendo porém obrigatório a sua utilização.

Atualmente há uma maior preocupação na preservação da veia safena magna. Nos casos de suficiência da crossa de safena e varizes acentuadas de perna, realizamos a retirada da safena somente na porção da perna, preservando-se a porção da coxa. Para diagnóstico de crossa da veia safena magna utilizamos o mapeamento dúplex, que nos fornece informações precisas a respeito do calibre e suficiência valvular.

A erroneamente chamada "microcirurgia das varizes" realizada com anestesia local consiste na retirada veias colaterais dilatada ou varicosas, estando suficientes a safena e o sistema de veias perfurantes. São realizadas ambulatorialmente, sob anestesia local com agulhas de "croché" para obtenção de um melhor estético.


Referências Bibliográficas

  Este estudo foi gentilmente cedido por Micatcho's Home Page
- www.geocities.com/micatcho

 

  índice Cardiologia

Autores

Criadores da Micatcho's Home Page


Home Page  -  Livros  -  Matérias  -  Trabalhos Científicos  -  Ausculta Cardio-Pulmonar  -  Enviar Trabalhos  - Links
Agenda Médica
  -  Mapa do Site  -  Quem Somos  -  Fale Conosco  -  Enquetes - Testes Interativos - E-mail

EstudMed.com® 2001-2011 Todos os direitos reservados.